Seguidores

27/05/2011

Actividade-Caretos

EVT foi notícia no jornal escolar

PÁGINA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
      Considerando ser a escola o local ideal para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, o professor continua a ser o agente fundamental no delicado processo de construção de uma sociedade que tem a seu cargo o capital de maior responsabilidade que são as crianças e jovens e a quem cabe a tarefa de formar indivíduos capazes, integrados e potencializadores de uma sociedade justa e com valores. É a partir deste contexto que nós, professores de Educação Visual e Tecnológica entendemos as nossas aulas como um espaço excepcional de aprendizagens e descobertas através do diálogo, da reflexão, da experimentação, da expressão espontânea e essencial no desenvolvimento da motricidade fina. Com forte carga lúdica, as actividades e práticas de exploração expressiva articuladas com os conteúdos programáticas da disciplina, podem ser muito ricas no despertar da sensibilidade, da imaginação e do sentido crítico podendo assim construir um estímulo ao desbloquear da criatividade. É também um espaço com fins educativos, destinado a reunir um conjunto de recursos úteis para o desenvolvimento das aulas e que vão de encontro aos interesses dos alunos. É muito gratificante ver o resultado do seu trabalho depois de os incentivar e envolver em projectos e actividades programadas, acompanhando-os nas suas dificuldades e registar algumas expressões espontâneas, de surpresa ou desabafo que eles por vezes libertam quando trabalham –“ nunca pensei que ia conseguir fazer um trabalho assim”, ou então –“ estas aulas passam tão rápido”- pelo que é cada vez mais importante recorrer a diferentes metodologias de trabalho, diferentes recursos e partilhar com eles experiências e outras vivências e tudo o que possa ajudar a proporcionar momentos de aprendizagem que ajudem os nossos alunos a ultrapassar dificuldades, a continuar a gostar da vida escolar e a participar nela de forma activa e empenhada.
     Neste sentido, o Grupo tem vindo a envolver os alunos em actividades tais como a Exposição de Caretos característicos das várias aldeias do distrito de Bragança, em tamanho natural e elaborados pelos alunos. Esta exposição esteve patente ao público na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros durante o mês de Março e na casa Falcão durante o Verão. Neste momento está a ser solicitada para outras exposições. Também em colaboração com o projecto A LER +, foram feitas flores gigantes a partir de material reutilizado, com poemas elaborados pelos alunos do 6º B, nas aulas de Língua Portuguesa orientados pela professora Filomena Mesquita. Estas flores estiveram expostas no jardim da Câmara Municipal passando depois para o espaço/ jardim do Polo 3. Na Semana da Leitura os alunos participaram na ilustração de poesias em articulação disciplinar com Língua  Portuguesa e ainda numa exposição multidisciplinar com o tema -” o ponto, a linha e a mancha”. Promovemos e incentivamos também a participação dos alunos no concurso a nível nacional - “ À descoberta das nossas raízes com Graça Morais ”, promovido pela APECV com a colaboração do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Nesta actividade pedia-se aos alunos que através da interpretação da obra da Graça Morais estes falassem das suas raízes, da sua identidade, que se descobrissem como membros de uma comunidade, através das suas paisagens, objectos, património cultural, cenas da vida quotidiana etc...Para este trabalho foi preciso fazer a análise contextual da obra da pintora e utiliza-la como recurso educativo nas aulas.
        Além dos cinco trabalhos seleccionados, que serão apreciados pelo júri do concurso do qual faz parte a pintora Graça Morais, os restantes trabalhos serão expostos no espaço da Biblioteca. Mais do que a quantidade de material realizado pelos alunos o que realmente interessa é o impacto que ele teve nas nossas práticas educativas e na maneira como as mesmas se reflectiram nos alunos. 
Temos a Arte para não morrer da verdade
     NIETZSCHE, Friedrich   
                                                                           

01/05/2011

Flores silvestres


Mais uma bonita foto da urze em flor.
http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com/2010_06_01_archive.html



Cardo-várias fases de florestação
  



Flores silvestres

Se te aventurares num passeio nesta época do ano pela serra de montesinho, encontras entre outras, esta bonita flor silvestre,a carqueja,também conhecida por carqueija.Esta flor é uma planta lenhosa, arborescente, erecta, com 30 a 70 cm de altura.As flores da carqueja têm propriedades diuréticas e laxantes.
O Rodrigo do 6ºC, fez este belo trabalho com a técnica de pastel a óleo.
Lindo!
Posted by Picasa

trabalhos alunos

Belo trabalho do Rodrigo
Posted by Picasa