Seguidores

27/05/2011

Actividade-Caretos

EVT foi notícia no jornal escolar

PÁGINA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
      Considerando ser a escola o local ideal para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, o professor continua a ser o agente fundamental no delicado processo de construção de uma sociedade que tem a seu cargo o capital de maior responsabilidade que são as crianças e jovens e a quem cabe a tarefa de formar indivíduos capazes, integrados e potencializadores de uma sociedade justa e com valores. É a partir deste contexto que nós, professores de Educação Visual e Tecnológica entendemos as nossas aulas como um espaço excepcional de aprendizagens e descobertas através do diálogo, da reflexão, da experimentação, da expressão espontânea e essencial no desenvolvimento da motricidade fina. Com forte carga lúdica, as actividades e práticas de exploração expressiva articuladas com os conteúdos programáticas da disciplina, podem ser muito ricas no despertar da sensibilidade, da imaginação e do sentido crítico podendo assim construir um estímulo ao desbloquear da criatividade. É também um espaço com fins educativos, destinado a reunir um conjunto de recursos úteis para o desenvolvimento das aulas e que vão de encontro aos interesses dos alunos. É muito gratificante ver o resultado do seu trabalho depois de os incentivar e envolver em projectos e actividades programadas, acompanhando-os nas suas dificuldades e registar algumas expressões espontâneas, de surpresa ou desabafo que eles por vezes libertam quando trabalham –“ nunca pensei que ia conseguir fazer um trabalho assim”, ou então –“ estas aulas passam tão rápido”- pelo que é cada vez mais importante recorrer a diferentes metodologias de trabalho, diferentes recursos e partilhar com eles experiências e outras vivências e tudo o que possa ajudar a proporcionar momentos de aprendizagem que ajudem os nossos alunos a ultrapassar dificuldades, a continuar a gostar da vida escolar e a participar nela de forma activa e empenhada.
     Neste sentido, o Grupo tem vindo a envolver os alunos em actividades tais como a Exposição de Caretos característicos das várias aldeias do distrito de Bragança, em tamanho natural e elaborados pelos alunos. Esta exposição esteve patente ao público na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros durante o mês de Março e na casa Falcão durante o Verão. Neste momento está a ser solicitada para outras exposições. Também em colaboração com o projecto A LER +, foram feitas flores gigantes a partir de material reutilizado, com poemas elaborados pelos alunos do 6º B, nas aulas de Língua Portuguesa orientados pela professora Filomena Mesquita. Estas flores estiveram expostas no jardim da Câmara Municipal passando depois para o espaço/ jardim do Polo 3. Na Semana da Leitura os alunos participaram na ilustração de poesias em articulação disciplinar com Língua  Portuguesa e ainda numa exposição multidisciplinar com o tema -” o ponto, a linha e a mancha”. Promovemos e incentivamos também a participação dos alunos no concurso a nível nacional - “ À descoberta das nossas raízes com Graça Morais ”, promovido pela APECV com a colaboração do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Nesta actividade pedia-se aos alunos que através da interpretação da obra da Graça Morais estes falassem das suas raízes, da sua identidade, que se descobrissem como membros de uma comunidade, através das suas paisagens, objectos, património cultural, cenas da vida quotidiana etc...Para este trabalho foi preciso fazer a análise contextual da obra da pintora e utiliza-la como recurso educativo nas aulas.
        Além dos cinco trabalhos seleccionados, que serão apreciados pelo júri do concurso do qual faz parte a pintora Graça Morais, os restantes trabalhos serão expostos no espaço da Biblioteca. Mais do que a quantidade de material realizado pelos alunos o que realmente interessa é o impacto que ele teve nas nossas práticas educativas e na maneira como as mesmas se reflectiram nos alunos. 
Temos a Arte para não morrer da verdade
     NIETZSCHE, Friedrich   
                                                                           

01/05/2011

Flores silvestres


Mais uma bonita foto da urze em flor.
http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com/2010_06_01_archive.html



Cardo-várias fases de florestação
  



Flores silvestres

Se te aventurares num passeio nesta época do ano pela serra de montesinho, encontras entre outras, esta bonita flor silvestre,a carqueja,também conhecida por carqueija.Esta flor é uma planta lenhosa, arborescente, erecta, com 30 a 70 cm de altura.As flores da carqueja têm propriedades diuréticas e laxantes.
O Rodrigo do 6ºC, fez este belo trabalho com a técnica de pastel a óleo.
Lindo!
Posted by Picasa

trabalhos alunos

Belo trabalho do Rodrigo
Posted by Picasa

30/03/2011

Trabalhos alunos







Catarina Rodrigues-6ºC
A nossa Catarina teve também como inspiração a pintora Transmontana Graça Morais

Trabalhos alunos

 Ricardo 6ºC-Inspirado num quadro da pintora contemporânea-Graça Morais.

Trabalhos alunos

Raul-6ºC

Trabalhos alunos

Foto0091.jpg                   Rodrigo Rendeiro-6ºC

Catálogo online-Graça Morais

Catálogo online da exposição patente na Galeria São Roque, na rua de São Bento em Lisboa,
da pintora Graça Morais

http://www.antiguidadessaoroque.com/uploads/3/1/0/2/3102174/catlogo_gm_mediafull_ltimo.pdf

24/03/2011

Dicas de pintura

Há sempre algo mais para aprender!!!!
Neste site http://www.atelier-online.net/dicas-de-pintura.html encontras muita mais informação que te poderá ser sempre útil.  

Atreve-te ...e experimenta...     
                                                                   

Sites pintura artística

Olá pequenada,coloco aqui principais sites, com dicas sobre  pintura artística.
Boa navegação e espero ter ajudado

http://www.sobresites.com/pintura/                            

23/03/2011

Desenhos animados-Pantera cor de rosa

Fantástico!!!!!!!!!!
Divirtam-se


Técnica de Decoupage

É chamado de Decoupage todo artesanato que é feito com revestimento de uma superfície como madeira, vidro, metal e também tecido. É quando se corta figuras e cola nessas superfícies. Essa forma de artesanato é bastante antiga e até hoje ainda é feita por muitas pessoas.
A técnica de decoupage é italiana e surgiu há muito tempo, pois não eram todas as pessoas que podiam pagar um decorador para decorar sua casa e com isso faziam essa decoração de casa sozinhos e como não desenhavam recortavam gravuras e colavam nos móveis. Depois de coladas as gravuras eles passavam verniz por cima para dar uma aparência melhor à peça. As casas ficavam muito bonitas com o decoupage e não era preciso gastar com decoradores. Muitas peças antigas que pareciam ser pintadas à mão eram colagens e isso foi descoberto através de muitas analises feitas por pessoas muito bem preparadas e com a ajuda dos avanços da tecnologia.
Decoupage

22/03/2011

Decoupage Madeira

Concurso " À procura das nossas raízes com Graça Morais"

O grupo de EVT, lançou um desafio aos seus alunos.Participar no concurso que iria ter lugar no Centro de Artes Comtemporâneo Graça Morais, em Bragança, subordinado ao tema" À procura das nossas raízes com Graça Morais".Os alunos do 5ºF,6ºC e 6ºD deitaram mãos à obra e das suas mãos surgiram estes belos trabalhos.




18/03/2011

veggs.gif (2041 bytes) E o coelho? bunsher2.gif (7352 bytes)
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

Como surgiu o chocolate...

aeggs.gif (448 bytes) 

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753. Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
 
Ovos representam na Páscoa o que pode nascer e vir a ser. Além das toneladas de doce chocolate, devemos adoçar nossas vidas com boas idéias, que possam germinar novas descobertas. Acreditar nessa simples possibilidade já faz da Páscoa um momento super feliz.

Significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

17/03/2011

Luz/cor

Mago da Física que te mostra neste vídeo as cores primárias da luz e suas combinações que dão origem às cores secundárias

cores primárias e secundárias

Neste vídeo vemos, três alunos mostram como se misturam as cores !


Muito engraçado.Lembra-te que já fizemos esta experiência na nossa sala de aula.

cores primárias animadas

                         Video didáctico sobre cores primárias    
                               Aprende como se misturam as cores e diverte-te....
                
      

Video-cor

Cores primárias e secundárias

Cores primárias e secundárias 

            

Cores primárias

Video que te ajudará a compreender as cores!!!!

Método Revolução de problemas

O Método de Resolução de Problemas

      O carácter eminentemente prático da disciplina é centrado na integração do trabalho manual e do intelectual, procurando resolver problemas visuais e técnicos que vão permitir a aquisição/construção de uma atitude tecnológica e estética.
   Não se pretende que memorizes todas as fases, mas sim que as compreendas e adaptes, para que construas o teu método de trabalho 


Situação - Observa a realidade
    Problema - Detecção do problema
       Necessidade - Formula por escrito o
                problema
         Enunciado - Descreve numa frase curta
                   e simples,
                                           o enunciado do problema,
                                                                         com vista á criação duma proposta de solução
                Investigação -  Recolhe informações:pesquisas,
                                                     inquéritos, registos fotográficos,
                            entrevistas etc...
                                                  Faz estudos sobre o problema,
                                                                  deves ter em conta os materiais e técnicas,
                                                      o aspecto visual, o tempo, o custo.
                                                                Trata e analisa as informações recolhidas.
                                                          Selecciona as ideias que te parecem
                                                                              constituirem a melhor solução e ao mesmo tempo,
                                           serem mais fácil realização.
                                         Realização  -   Realização do projecto da proposta escolhida.
                                                               Ou seja fase da concretização do que foi
                                                                              projectado aplicando os conhecimentos adquiridos.
                         Avaliação - Avalia o grau de sucesso do projecto realizado.
                                    Analiza em que medida participas-te
                              na resolução dp problema inicial.

Objectivos da disciplina EVT

Os objectivos da disciplina são:
·                 Desenvolver a percepção:
Ser capaz de discriminar, táctil e visualmente, as qualidades particulares de um todo

·                 Desenvolver a sensibilidade estética
Ter consciência de que, nas formas visuais, existem qualidades funcionais, meterias e expressivas.

·                 Desenvolver a criatividade:
Ser capaz de expressar e desenvolver uma ideia a partir de uma intenção, sentimento ou emoção

·                 Desenvolver o sentido crítico:
Ser capaz de ter, perante qualquer situação, uma opinião própria, sem recorrer a ideias preestabelecidas.

·                 Desenvolver aptidões técnicas e manuais:
Ser capaz de assimilar conhecimentos técnicos, integrando gestos e atitudes nos processos operatórios.

·                 Desenvolver o entendimento do mundo tecnológico:
Ser capaz de estabelecer relações entre as adaptações técnicas e científicas ao meio, articulando os seus aspectos históricos, físicos e sociais.

·                 Desenvolver a sociabilidade:
Ser capaz de estabelecer uma ligação com a sociedade, respeitando simultaneamente a opinião dos outros e expressar a sua própria opinião.

·                 Desenvolver a capacidade de intervenção:
Ser capaz de contribuir para as soluções a dar aos problemas detectados.

·                 Desenvolver a capacidade de resolução metódica de problemas:
Ser capaz de abordar as situações de maneira sistemática, resolvendo os problemas com método e eficácia.

16/03/2011

Aventuras do supermedis

Anunciando carnaval

  



                                                            Outro.....muito giro!!!!!!!!!!
A beleza vem da variedade da cor!!!
Anunciando o Carnaval!

Mulher

Trabalho realizado a sanguínea, pelo Francisco do 6ºD.

Mensagem de boas vindas

Olá,
sejam bem vindos todos os que nos visitam.
Este blogue tem como principal  objectivo a divulgação das iniciativas em EVT na nossa escola, assim como algumas dicas e considerações sobre a mesma.
 Aprende a fazer, fazendo.

Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros: 
http://agrupamento.eb2-macedo-cavaleiros.rcts.pt/

Podes seguir também a escola no facebook:
http://pt-pt.facebook.com/people/Agrupamento-Macedo-de-Cavaleiros/100001142877240

Prof. Beatriz Pires